por em Cavalos, Raças

Guia de Raças: Appaloosa

Sim, vou fazer posts falando sobre raças de cavalos! Caso queira saber mais sobre uma raça específica fala pra gente que o post sai aqui bem bonitinho! Então vamos começar?

APPALOOSA

Resistência, agilidade e tranquilidade.

“Quando não está em trabalho deve conservar-se calmo, mantendo a própria força sob controle. Na posição em estaca mantém-se reunido, apoiado sobre os quatro pés, podendo partir rapidamente em qualquer direção.”

1

Informações Gerais

Considerada exótica, a raça Appaloosa se distingue principalmente por sua característica coloração na pelagem. Seu porte é médio, possui temperamento dócil, robusto, com resistência e vigor que lhe são reconhecidos internacionalmente, além da a velocidade, característica que pode ser notada desde o início da sua criação.

O cavalo Appaloosa é extremamente versátil, com possibilidades de utilização em quaisquer condições de clima e topografia. Prospera tanto nas regiões montanhosas como nas áreas planas e estéreis.

2

Origem

Você já percebeu que nos filmes de faroeste os índios montavam cavalos pintados, os Appaloosas? Isso realmente era comum. Estes animais de pelagem distinta foram originados pelos índios Nez Percé da América do Norte, que viviam no noroeste do atual estado do Oregon. Suas terras incluíam o vale do rio Palouse (ou Palousy), e foi por cauda desse rio a origem do nome dos cavalos. Estes animais corriam soltos pela bacia do rio Colúmbia e seus afluentes onde foram capturados e domesticados pelos Nez Perce, índios guerreiros que habitavam o vale do rio Palouse, região dominada pelos colonizadores franceses. Os Nez Perce domavam os cavalos pintados, usando-os como meio de transporte, montaria de caça e como instrumento de guerra nas constantes batalhas com os brancos. Os animais que traziam em sua genética esta peculiaridade de pelagem, provavelmente eram descendentes de Árabes de origem persa. Todos os equinos das Américas descendem dos cavalos reintroduzidos pelos conquistadores ibéricos.

Os animais eram testados em cavalgadas de longas distâncias e na travessia de regiões íngremes e áridas. Foram submetidos a uma rigorosa seleção baseada na resistência, coragem e pelagem pintada. Os cavalos que não acentuavam estas características eram castrados para não serem utilizados na reprodução e utilizados apenas como animal de montaria. Esta técnica de seleção, adotada há mais de 100 anos, acabou garantindo a preservação das principais características da raça.

Porém, existe outra hipótese sobre a origem dos pintados. Historiadores acreditam que a origem de cavalos com a pelagem típica do moderno Appaloosa é ainda mais antiga. Pinturas rupestres encontradas na Espanha e nas famosas cavernas de Lascaux, na França, desenhadas 18 mil anos antes de Cristo, revelam figuras de cavalos com características semelhantes as do Appaloosa. Outros registros de cavalos pintados foram encontrados em pinturas chinesas datadas de 5.000 anos a.C. e em cavalos selecionados na antiga Pérsia há 1.600 anos.

3

Curiosidades

A expressão “Appaloosa” foi empregada para denominar esta particularidade hereditária, ocasionalmente presente em outras raças e comumente designada por “nevado”.

Apesar de ser facilmente distinguido das outras raças por conta da sua pelagem, ela não constitui um padrão, como é possível ver nas fotos. As principais características físicas comuns a todos são as extremidades finas e ósseas, crinas espessas, raios verticais bem nítidos nos cascos e corpo musculoso.

É considerado um dos cavalos mais versáteis, utilizado nas corridas planas, salto, prova de rédeas, tambores e balizas, hipismo rural e lida com o gado. Além de outros que estão sendo descobertos, como é o exemplo do polo na imagem abaixo.

4

O Rodrigo do Instagram @cowboybr nos enviou por e-mail a foto do Santa Fé UNBELIEVABLE, um belíssimo exemplar da raça e que arranca mil suspiros e elogios meus. Ele é Campeão Nacional de Pelagem 12/13, Campeão Pan-Americano de Pelagem 13/14 e Campeão Pan-Americano de Pelagem 14/15. Confesso que sempre acesso o perfil para ver fotos novas dele, pra mim é o animal que representa perfeitamente o Appaloosa, a pelagem parece até uma pintura.

5

Clique aqui para ver o vídeo do meu percurso em um Appaloosa. Aproveite e mande pra gente fotos do seu Appaloosa, nós vamos adorar postar em nosso Instagram.

Créditos de alguns dados retirados do ABCCAppaloosa, Instagram do Haras Santa Fé e CowboyBr.

Comentar via facebook